26.9 C
Campinas
segunda-feira, março 4, 2024
HomeCampinasClarão chama atenção de moradores de Campinas e região

Clarão chama atenção de moradores de Campinas e região

Um clarão no céu intrigou moradores de Campinas e de outras cidades no início da manhã de quarta-feira. Precisamente às 5h09 diversas câmeras de monitoramento registraram um objeto enorme no céu, em alta velocidade, e que provocou um clarão.

O astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, disse que, pelas imagens, trata-se de um bólido. “Tudo indica ser aquilo que chamamos no jargão astronômico de um bólido, trata-se de um gigantesco meteoro muito brilhante, quando digo gigantesco seria mais ou menos do tamanho de um limão ou uma laranja, ele entra a uma grande velocidade e começa a queimar a 80 km de altura, se desintegra totalmente 40 km de altura, que é o que as imagens que estamos vendo está dentro do padrão”.

Ele entrou em contato com outros astrônomos que têm acesso à câmeras em outros pontos do estado de São Paulo, e com isso foi possível obter mais informações sobre o objeto. “Esse bólido saiu da constelação capricórnio, tem origens no cometa 169 neat, então é isso que a gente sabe, e o brilho dele foi de magnitude oito, pra você ter uma ideia, o sol tem um brilho de menos 26, a lua menos 13, e vênus menos 4, então ele foi menos oito, então foi extremamente brilhante”.

O astrônomo afirmou ainda que o número de registros do tipo cresceu muito nos últimos anos devido ao crescente número de câmeras de monitoramento instaladas em diversos pontos do planeta.

Em relação ao bólido desta quarta-feira, não houve registro de nenhum dano.

Ultimas Notícias

Veja também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here