27.6 C
Campinas
terça-feira, fevereiro 27, 2024
HomeNoticiasChuvas intensas e deslizamentos: Resposta da filantropia frente aos desastres naturais

Chuvas intensas e deslizamentos: Resposta da filantropia frente aos desastres naturais

Época de verão é um período marcado por muito sol, calor e diversão. No entanto, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que é muito importante relembrar que essa estação do ano também é repleta de fortes chuvas de verão, que trazem muitos problemas para a população mais carente. Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo o artigo!

As chuvas de verão

Durante todo o verão, é muito comum a ocorrência de fortes pancadas de chuva. Teoricamente, esse não é um problema grandioso. No entanto, observando a prática, essas fortes chuvas acabam por resultar em alagamentos, deslizamentos de terra e diversos outros acidentes. Por essa razão, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que é importante se preocupar com essas questões.

Normalmente, esses desastres que acontecem em decorrência das chuvas, ocorrem em locais mais periféricos da cidade, atingindo especialmente as pessoas que já se encontram em estado de vulnerabilidade social. Os motivos que agravam essas situações são as construções de residências em locais inadequados, a presença de grandes quantidades de lixo em bueiros e até mesmo a construção inadequada das cidades.

Ação comunitária e filantropia

Como é extremamente difícil mudar a realidade de tantas pessoas em relação a esses acontecimentos naturais e até mesmo prever os danos que eles causam, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que as ações de organizações sem fins lucrativos e de filantropos do mundo todo sejam importantes para que as consequências desses desastres sejam amenizadas.

Atualmente, existem diversas instituições que dependem diretamente de filantropos para que possam atuar à frente da causa. Essas organizações se mobilizam para arrecadar doações financeiras e de objetos, como roupas, sapatos, itens domésticos e de higiene pessoal para repassar para as famílias que ficaram desabrigadas ou tiveram suas vidas abaladas por desastres naturais.

Ajude quem ajuda

Sabendo de tudo isso, é importante que você também se mobilize para se tornar um filantropo. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que não é preciso realizar doações de grandes quantidades de dinheiro, mas que você faça a doação que caiba no seu bolso. 

Algumas instituições que, atualmente, atuam para ajudar famílias atingidas por desastres naturais e as recentes chuvas são diversas, como a Cruz Vermelha de São Paulo, uma ONG muito conhecida, a Ação Cidadania, que mobilizou a campanha SOS Enchentes Brasil e pelo mundo, há a forte atuação de entidades como a Save The Children e o Médicos Sem Fronteiras. Ajude as instituições e se torne um filantropo hoje mesmo!

Ultimas Notícias

Veja também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here