26.9 C
Campinas
segunda-feira, março 4, 2024
HomePoliticaCandidatos a vice-governador de São Paulo em 2022; veja lista

Candidatos a vice-governador de São Paulo em 2022; veja lista

Dez candidaturas foram registradas para a disputa do governo estadual de São Paulo nas eleições deste ano. Além de conhecer os candidatos a governador, o eleitor deve ficar atento aos vice de cada chapa.

Para que os eleitores conheçam as propostas e as visões de mundo dos vice-governadores nas chapas estaduais, o g1 realiza um debate nesta segunda-feira (19), a partir de 15h, ao vivo. Foram convidados os candidatos cujo partido ou coligação possui o número mínimo de parlamentares exigidos pela legislação eleitoral.

Além disso, organizou a lista de todos os candidatos ao pleito. Veja, em ordem alfabética, o perfil de cada um:

Dóris Alves (Novo)

Dóris Alves é candidata a vice-governadora na chapa de Vinícius Poit (Novo). Formada em Direito, é especialista em gestão de políticas preventivas da violência, direitos humanos e segurança e mestre em cidades inteligentes e sustentáveis.

Atuou por 27 anos na Guarda Municipal da capital do estado, onde se aposentou em 2018. Foi assessora e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança até meio de 2022. Natural de Curvelo (MG), é filiada ao Partido Novo por buscar transparência e respeito aos cidadãos.

Elô Alves (UP)

Eloiza Alves de Oliveira Santos é candidata a vice-governadora na chapa de Carol Vigliar (UP). A candidata é professora e instrutora de formação profissional.

Natural de São Paulo, a candidata tem 34 anos.

Felicio Ramuth (PSD)

Felicio Ramuth é candidato a vice-governador na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos). O empresário e administrador possui pós-graduação em Gestão Pública. Foi prefeito de São José dos Campos (SP) de 2017 a 2022.

Também atuou como Secretário Municipal de Transportes, presidente da Urbanizadora Municipal (Urbam) e Secretário Municipal de Comunicação. Também assumiu a presidência do Diretório Municipal do PSDB e da Agência Ambiental do Vale e foi vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Geninho Zuliani (União Brasil)

Geninho Zuliani é candidato a vice-governador na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB). Deputado federal eleito para o Congresso Nacional em 2018, o político também foi prefeito de Olímpia (SP) entre 2009 a 2016. É formado em gestão pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

Natural de Ribeirão Pires (SP), o candidato iniciou acarreira política em 1994, aos 18 anos. Atuou como vereador e secretário da Câmara Municipal de Olímpia. Em 2008, venceu a primeira eleição para prefeito de Olímpia, sendo reeleito em 2012, com 73% dos votos.

Gleides Sodré (PDT)

Gleides Sodré é candidata a vice-governadora na chapa de Elvis Cezar (PDT). Foi diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região de 2000 até 2020 e atualmente é militante feminista e do movimento popular.

Natural de Vitória da Conquista (BA), foi secretária de Relações Internacionais e Gerente do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Osasco até 2014. Também atuou como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Osasco. Recebeu honrarias pela atuação no combate ao racismo, pelos direitos das mulheres, pelos direitos da criança e do adolescente.

Lílian Miranda (PCO)

Lílian Miranda é candidata a vice-governadora na chapa de Edson Dorta (PCO). Atua como professora de ensino médio e é coordenadora do Coletivo Sindical, além de membro da Direção do Partido da Causa Operária (PCO).

Nascida em 1978, em São Paulo, começou a atuação política no grêmio estudantil e seguiu na militância na universidade. Filiada do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), participou de greves da categoria, onde conheceu o partido no qual atua.

Lúcia França (PSB)

Lúcia França é candidata a vice-governadora na chapa de Fernando Haddad (PT). Professora e empresária, é formada em pedagogia, especialista em crianças e pessoas com limitações cognitivas e auditivas e pós-graduada em Direito Educacional.

Natural de São Paulo (SP), é casada com o ex-prefeito de São Vicente e ex-governador do estado de São Paulo Márcio França. É mãe de Caio França, deputado estadual, e Helena França, pedagoga e professora. Lúcia já recebeu o título de presidente de honra da Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.

Professora Aline (PCB)

Professora Aline é candidata a vice-governadora na chapa de Gabriel Colombo (PCB). Aline Marcondes Miglioli é formada em economia, com mestrado pela Unesp e doutorado pela Unicamp.

É pesquisadora de políticas de habitação no Brasil. Natural de Campinas (SP), Aline é militante de lutas por moradia no município, educadora popular na alfabetização de jovens e adultos e participa da construção do Coletivo José Marti de Solidariedade a Cuba.

Professora Flávia (PSTU)

Professora Flávia é candidata a vice-governadora na chapa de Altino Júnior (PSTU). Natural de São Paulo, atualmente mora na zona norte da cidade.

Flávia Bischain Rosa é professora de sociologia na rede pública estadual e atua em defesa da educação, da periferia e da classe trabalhadora. Milita no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) desde 2004 e luta contra o machismo, racismo e a LGBTfobia.

Vitor Rocca (DC)

Vitor Rocca é candidato a vice-governador na chapa de Antônio Jorge (DC). Natural de São Paulo, é administrador. Cresceu em São Bernardo do Campo e se mudou para o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, aos 30 anos.

Permaneceu por 14 anos no Estados Unidos. Durante a trajetória, afirma que buscou compreender o papel de um bom servidor público e pretende trabalhar em função do estado.

Ultimas Notícias

Veja também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here