Gazeta de Campinas NotíciasGazeta de Campinas Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Reading: Confira as implicações tributárias da inteligência artificial e automação
Share
Font ResizerAa
Gazeta de Campinas NotíciasGazeta de Campinas Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Gazeta de Campinas Notícias > Blog > Noticias > Confira as implicações tributárias da inteligência artificial e automação
Leonardo Siade Manzan
Noticias

Confira as implicações tributárias da inteligência artificial e automação

Mia Wilson
Mia Wilson abril 23, 2025 4 Min Read
Share
Leonardo Siade Manzan
SHARE

O doutor Leonardo Siade Manzan volta sua atenção para as disruptivas implicações tributárias decorrentes da crescente automação e da ampla adoção de inteligência artificial (IA) no ambiente empresarial. A substituição do trabalho humano por robôs e softwares inteligentes levanta questionamentos inéditos sobre a base de cálculo dos tributos e a própria concepção de renda tributável. A legislação tributária vigente necessita de urgente adaptação para lidar com essa nova realidade.

Contents
Como a automação e a IA impactam a base de cálculo dos tributos?A tributação sobre a “renda” de robôs e softwares é viável e justa?Quais adaptações legais se fazem necessárias no cenário da IA e automação?

Veja mais, a seguir!

Como a automação e a IA impactam a base de cálculo dos tributos?

A progressiva automação dos processos produtivos e a utilização de IA para a execução de tarefas tradicionalmente realizadas por humanos desafiam os modelos tributários clássicos, baseados na remuneração do trabalho e na tributação do lucro decorrente da venda de bens e serviços. A “renda” gerada por robôs e softwares, consubstanciada na redução de custos com mão de obra e no aumento da eficiência, não se enquadra facilmente nas categorias tributáveis existentes. Essa nova forma de geração de valor exige uma reflexão profunda sobre a adequação das atuais bases de cálculo.

Ademais, a dificuldade em atribuir a “propriedade” dessa renda gerada pela IA e pela automação complexifica ainda mais a questão tributária. Leonardo Siade Manzan destaca a necessidade de se definir se essa “renda” deve ser tributada na figura da empresa que utiliza a tecnologia, dos desenvolvedores dos softwares ou de alguma outra forma a ser definida pelo legislador.

A tributação sobre a “renda” de robôs e softwares é viável e justa?

A possibilidade de tributar diretamente a “renda” gerada por robôs e softwares é um tema controverso. Por um lado, a crescente substituição do trabalho humano pela automação levanta a preocupação com a redução da arrecadação tributária proveniente da folha de salários e a necessidade de encontrar novas fontes de receita para financiar os serviços públicos. Segundo a visão do professor, a tributação da “renda” da automação poderia compensar essa perda.

Leonardo Siade Manzan
Leonardo Siade Manzan

Por outro lado, tributar diretamente a “renda” de robôs e softwares pode desincentivar a inovação e a adoção de tecnologias que aumentam a produtividade. O Prof. Dr. Leonardo Siade Manzan ressalta a importância de se encontrar um equilíbrio que permita a arrecadação justa sem onerar excessivamente o desenvolvimento tecnológico e a competitividade das empresas.

Quais adaptações legais se fazem necessárias no cenário da IA e automação?

Diante desse novo panorama tecnológico, a legislação tributária brasileira necessita de adaptações urgentes e profundas. É necessário um debate multidisciplinar envolvendo tributaristas, especialistas em tecnologia, economistas e representantes da sociedade civil para a formulação de novas regras tributárias que contemplem as especificidades da IA e da automação. A clareza e a segurança jurídica dessas novas regras são fundamentais para orientar as empresas e evitar litígios. 

Ademais, a cooperação internacional se mostra essencial para a definição de padrões globais de tributação da economia digital e da automação, evitando a fragmentação das regras e a dupla tributação. Leonardo Siade Manzan enfatiza que o Brasil precisa participar ativamente dessas discussões para garantir a sua competitividade e a justiça fiscal no cenário global.

Em suma, as implicações tributárias da inteligência artificial e da automação representam um desafio complexo e inadiável para o direito tributário. Este artigo ilumina os principais pontos de debate e a urgência de se modernizar a legislação para lidar com essa nova realidade econômica e tecnológica. Leonardo Siade Manzan e o escritório Puppin, Manzan & Spezia Advogados Associados alude a importância de discutir sobre este assunto para a busca de soluções para essa importante questão.

Autor: Mia Wilson

TAGGED:Leonardo ManzanLeonardo SiadeLeonardo Siade ManzanO que aconteceu com Leonardo Siade ManzanQuem é Leonardo Siade Manzan
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Jonatas Lucena explica como a assessoria jurídica pode proteger sua empresa e evitar a perda de perfis digitais.
Evite perder seus perfis digitais: como a assessoria jurídica pode proteger sua empresa
Noticias
Dr. Christian Zini Amorim explica que escolher entre sociedade limitada ou anônima depende dos objetivos de crescimento e governança da empresa.
Sociedade limitada e sociedade anônima: qual modelo impulsiona mais o seu negócio?
Noticias
Clínico geral: entenda com Lawrence Aseba Tipo quando procurar esse profissional para avaliações iniciais antes de um especialista.
Clínico geral: entenda com Lawrence Aseba Tipo, quando procurar e quando ir direto ao especialista
Noticias
Fechamento do Aeroporto de Viracopos provoca caos e compromete centenas de voos
Campinas
Indústria da região de Campinas sente os efeitos da criação de novos impostos
Economia
Cachaça de Campinas ganha destaque nacional em festival de bebidas artesanais
Noticias
Crise política abala Câmara de Campinas com renúncia de vereador acusado de corrupção
Politica
Antonio Fernando Ribeiro destaca que o networking estratégico é essencial para acelerar o crescimento profissional.
O segredo para impulsionar a sua carreira? Entenda o poder do networking na vida profissional
Noticias

Categorias

  • Campinas
  • Economia
  • Noticias
  • Politica
Reading: Confira as implicações tributárias da inteligência artificial e automação
Share
Gazeta de Campinas Notícias

© 2025 Gazeta Campinas – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Register Lost your password?