Gazeta de Campinas NotíciasGazeta de Campinas Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Reading: As microcasas de Campinas-SP: questão além de direita e de esquerda; questão de dignidade
Share
Font ResizerAa
Gazeta de Campinas NotíciasGazeta de Campinas Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Gazeta de Campinas Notícias > Blog > Politica > As microcasas de Campinas-SP: questão além de direita e de esquerda; questão de dignidade
Politica

As microcasas de Campinas-SP: questão além de direita e de esquerda; questão de dignidade

Mia Wilson
Mia Wilson outubro 4, 2024 4 Min Read
Share
SHARE

Há poucos dias, o jornal Folha de S. Paulo estampou em sua primeira página, na versão impressa, a imagem de uma microcasa, construída em 15m², no melhor estilo “puxadinho”. Esse tipo de moradia, também chamada de casa-embrião, foi instalado, em 2023, na comunidade “Nelson Mandela”, no distrito Ouro Verde, em Campinas-SP. Na época, em razão de seu modelo, digamos, franciscano, essa moradia popular foi destaque na Imprensa e causou polêmica, despertando a atenção das autoridades para o problema do déficit habitacional no Brasil.

Com a nova reportagem, a questão voltou ao cenário nacional – e, mais uma vez, de forma negativa, por dois motivos. Primeiro: o jornal revela as péssimas condições em que os moradores vivem nas tais casas-embrião, em Campinas – apertados, amontoados, e sem a dignidade necessária que se espera de projetos sérios de moradia popular. Segundo: porque o prefeito de Campinas, de forma hostil, concede um tom político-partidário ao tema, indo contra a Folha de S. Paulo e o jornalista que assina a reportagem. Dário Saadi (Republicanos) deu um jeito de arrumar um culpado para a situação, sem se preocupar em arrumar solução para o problema. Culpa o carteiro pelo teor da carta.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, e em nota encaminhada à Folha de S. Paulo, o prefeito tentou desqualificar a notícia, via o repórter, expondo até mesmo dados pessoais do mesmo e suas possíveis preferências partidárias. Algo lamentável, perigoso e que coloca em risco a democracia. Em mesmo espaço do jornal, o jornalista derrubou a versão fantasiosa e ideológica de Saadi.

Você não leu errado: o atual mandatário campineiro, que está há pouco mais de um ano sem providenciar a ampliação dessas casas-embrião – conforme havia prometido, ainda em 2023, após toda a polêmica que contornou o lançamento do projeto -, preferiu colocar em xeque a credibilidade do repórter que conduziu a apuração.

Existem alguns pilares que norteiam o bom senso e o caráter político de um gestor público. Entre eles, estão, ao meu ver, a honestidade em admitir os próprios erros, a celeridade face a temas sensíveis, bem como a capacidade de entender a diferença entre cuidar de pessoas e construir edificações. Entregar obras vale muito. Entregar-se à missão de servir, vale mais ainda. Fazer é importante. Fazer certo é o que faz a diferença.

As microcasas não são uma questão partidária, de direita ou de esquerda, senhor prefeito! Não é questão de União contra a administração municipal, também. É questão de dignidade humana, de um direito social e universal à moradia, previsto, inclusive, na Constituição Federal, a Carta Magna do País.

Neste contexto, a Comissão de Habitação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na quarta-feira (12/6), o Projeto de Lei 1.120/2023, de minha autoria, que garante que as casas-embrião devam ser construídas em São Paulo, com, no mínimo, 30m² de área, e com possibilidade de expansão para 55 m². Espero, assim, evitar que famílias menos favorecidas, sejam campineiras ou provenientes de outras partes de nosso estado, sejam empurradas para esses “puxadinhos”.

No adágio da hipocrisia, dançam, ao som deste tema, a falta de gestão pública da Prefeitura de Campinas e a ausência de bom senso de quem foi eleito para resolver, não para reclamar. Apelar para a narrativa ideológica é, também, desrespeito à opinião pública e uma forma de minimizar o sofrimento de um povo! Menos, prefeito!

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generative Engine Optimization
Com GEO, Saftec Digital quer moldar como a inteligência artificial apresenta informações
Noticias
A relação entre crianças e animais, segundo Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, constrói empatia e respeito.
A relação das crianças com os animais e a construção da empatia
Noticias
Justiça determina manutenção da frota mínima de ônibus em Campinas para garantir mobilidade durante paralisações
Campinas
Crescimento acelerado do mercado imobiliário na região de Campinas impulsiona investimentos e demanda por imóveis
Economia
Investigação em Campinas apura suspeitas de vereadores envolvidos em liberação irregular de construções em áreas protegidas
Politica
Projeto de estacionamento gratuito em hospitais de Campinas avança para garantir mais conforto e acessibilidade
Noticias
Ricardo Chimirri Candia apresenta práticas de economia circular na construção civil, promovendo sustentabilidade através do reaproveitamento inteligente de materiais.
A economia circular na construção civil: soluções sustentáveis com reaproveitamento de recursos
Noticias
Lawrence Aseba Tipo explica as possíveis causas da hematúria, esclarecendo o que a urina com sangue pode indicar.
Sangue na urina: o que pode significar? Saiba mais sobre a hematúria, com Lawrence Aseba Tipo
Noticias

Categorias

  • Campinas
  • Economia
  • Noticias
  • Politica
Reading: As microcasas de Campinas-SP: questão além de direita e de esquerda; questão de dignidade
Share
Gazeta de Campinas Notícias

© 2025 Gazeta Campinas – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Register Lost your password?