32.4 C
Campinas
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeCampinasCampinas ganha iniciativa inédita para tecnologias 5G

Campinas ganha iniciativa inédita para tecnologias 5G

Uma iniciativa colaborativa e aberta voltada à pesquisa, desenvolvimento, experimentação e inovação em tecnologias e aplicações 5G. Essa é a proposta do Open 5G @ Campinas, movimento que foi lançado nesta quarta-feira (8) em Campinas com a intenção de inspirar outras regiões do país e impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação voltado à tecnologia 5G.

A assinatura do documento Manifesto pela Inovação Aberta com 5G ocorreu na Prefeitura de Campinas, um dos parceiros idealizadores da iniciativa, que conta também com a participação de importantes instituições como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Embrapa, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a PUC-Campinas e a empresa TIM.

Segundo o grupo, a exemplo dos principais ecossistemas de inovação do mundo, o Open 5G @ Campinas está aberto a novos parceiros interessados em se integrar ao movimento – como fornecedores de dispositivos, equipamentos e software, startups, instituições de pesquisa e inovação e empresas de diversos segmentos -, construindo um ambiente de rede capaz de habilitar e impulsionar a criação e o refinamento de tecnologias, aplicações e modelos de negócio relacionados ao 5G.

Durante a entrevista coletiva, o prefeito Dário Saadi afirmou que o movimento será um marco na inovação tecnológica de Campinas. “A cidade é uma referência em produção de conhecimento. Hoje demos um passo importantíssimo para consolidar Campinas como um centro de tecnologia e inovação”, afirmou o prefeito.

O presidente do CPQD, Sebastião Sahão Júnior, destacou que Campinas é o maior polo de empreendedorismo e startups do Brasil e, por isso, grandes corporações devem se engajar nesta iniciativa. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o movimento concretiza a vontade da Prefeitura em estar junto com institutos e universidades para desenvolver a conectividade e promover a cidadania.

Entre as diretrizes que norteiam as ações do Open 5G @ Campinas, destacam-se o foco nas demandas de empresas e da sociedade, o uso de arquiteturas e componentes abertos, a inovação de forma aberta e colaborativa e o estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica.

A partir da oferta de um ambiente dotado de infraestrutura 5G fim a fim, será possível habilitar e impulsionar o desenvolvimento de tecnologias para essas novas redes, como Open RAN, fatiamento (slicing), orquestração e automação, Inteligência Artificial, core e edge computing, entre outras.

No evento realizado hoje na Prefeitura de Campinas também participaram do lançamento do movimento Open 5G Campinas o secretário de Finanças, Aurílio Caiado; o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior; o chefe de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville; o diretor de engenharia e operações da RNP, Eduardo Grizendi; a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Carla Macário; e o diretor associado da Inova Unicamp, Renato Lopes.

Ultimas Notícias

Veja também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here