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segunda-feira, março 4, 2024
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Como o TikTok está se tornando a ferramenta de busca entre o público mais jovem

O TikTok é uma rede social bastante popular, principalmente entre o público mais jovem. Atualmente, o aplicativo possui 775 milhões de usuários ativos e 3 bilhões de downloads. Com seus vídeos curtos sobre assuntos diversos, incluindo as famosas coreografias de dancinhas, hoje o TikTok é a terceira rede social mais espalhada pelo mundo.

Por ser um aplicativo com conteúdos mais simples e diretos, o TikTok tem atraído especialmente aqueles que nasceram nos anos 2000 – a Geração Z. E o que se observa é que a preferência desse público pela rede social tem tornado seu uso mais frequente também como ferramenta de busca. Ou seja, em vez de irem ao Google para pesquisar por algo, os jovens vão para o TikTok.

Mas por que isso está acontecendo? Será que o Google deixará de ser o buscador dominante? Continue lendo este texto até o final para entender melhor essa tendência!

Por que a Geração Z prefere pesquisar no TikTok em vez de utilizar o Google?
A preferência por conteúdos mais autênticos e genuínos é o que tem atraído os jovens para o TikTok. A Gen-Z valoriza essa linguagem do aplicativo para descobrir e aprender coisas, já que seus vídeos curtos trazem pessoas reais sintetizando e fornecendo informações, em vez de longos textos explicativos. Um vídeo de poucos segundos é capaz de mostrar a experiência de estar em um lugar ou de fazer algo.

Com isso, cerca de 40% desse público mais jovem não vai ao Google quando quer pesquisar algo. A Gen-Z, habituada a ver mais e ler menos, recorre ao TikTok por considerar mais fácil e prática a pesquisa nessa rede.

E como o Google tem reagido a essa tendência da Geração Z?
Essa ascensão do TikTok como ferramenta de busca faz parte de uma transformação mais ampla na pesquisa digital. Apesar de o Google continuar sendo a ferramenta de busca dominante no mundo, as pessoas também estão recorrendo a outros tipos de buscadores, como a Amazon (para pesquisar produtos), o Instagram (para se atualizar sobre as tendências do momento), e o Twitter (para acompanhar as notícias do mundo).

É claro que o Google já percebeu que seu território está sendo “invadido” e não ficou de mãos atadas, forçando um concorrente a bater de frente com o TikTok: o Shorts, do YouTube. E, como resposta, o Google também incrementou seus resultados de busca de imagens e vídeos e, dessa forma, a ferramenta pode mostrar vídeos do próprio concorrente em sua primeira página de buscas quando as informações são pesquisadas por lá.

Essa nova tendência pode colaborar com suas estratégias de marketing
O comportamento dos consumidores mais jovens precisa ser levado em consideração pelas empresas na hora de elaborar estratégias de marketing mais eficientes para esse público. Afinal, a plataforma consegue prender a atenção desses usuários com seus vídeos curtos sobre praticamente qualquer coisa, desde indicações de lugares a como ensinar a fazer algo.

O TikTok pode ser utilizado como oportunidade de atração para uma marca. Mas, para isso, é preciso conhecer a fundo as necessidades da Geração Z em relação ao seu segmento e se planejar para investir em estratégias de conteúdo para essa rede social. A partir daí, você poderá criar vídeos mais casuais e humanizados direcionados a esse público, que chamem atenção e que tragam experiências reais sobre seu produto ou serviço. Seu negócio poderá não apenas conquistar novos clientes, mas também manter um relacionamento com eles, gerando reconhecimento de marca, por exemplo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a tendência de o público mais jovem utilizar o TikTok como ferramenta de buscas, poderá analisar como aproveitar essa oportunidade para o seu negócio. E, caso queira ajuda para elaborar estratégias para o TikTok, conte conosco!

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