31.1 C
Campinas
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
HomeNoticiasKibe vegano: experiente essa versão da comida árabe/síria mais conhecida no Brasil

Kibe vegano: experiente essa versão da comida árabe/síria mais conhecida no Brasil

Já pensou em comer um kibe sem ingredientes de origem animal? O amante de culinária Flavio Giusti traz uma versão deste prato árabe que vai te surpreender, utilizando como base a soja vegetal miúda. Caso não seja do seu conhecimento, o kibe que conhecemos foi trazido para o Brasil pelos sírio-libaneses, sendo que inicialmente fazia  parte da cultura dos países árabes. Assim, se deseja aprender a receita de kibe vegano, leia o artigo até o final e saiba mais sobre essa filosofia alimentar do veganismo.

Conhecendo melhor a receita tradicional

O kibe foi criado nas regiões do Meidterrâneo e Iraque, e era consumido pela população menos favorecida, já que a mistura de trigo com a carne fazia render a receita. Nessa região, a receita era chamada de “bolinho de carne” e podia ser servido cru, assado ou frito. Como ressalta o criador do VegetariRango, o nome kibe deriva de kubbeh, um termo árabe que significa bola.

Após ser trazida para o Brasil, a receita de kibe foi incluída em bares, lanchonetes e até mesmo na bandeja junto a outros salgados de festas de aniversário. Atualmente, o kibe é muito famoso no país, sendo que a receita sofreu influência da culinária brasileira ao serem incorporados ingredientes como queijo, catupiry e presunto. Todavia, como explica Flavio Giusti, a receita não é viável aos veganos, necessitando de adaptações para que possa ser consumida por essa comunidade.

Como fazer o kibe vegano?

Adepto ao veganismo há 10 anos, o criador do VegetariRango vem por meio dos seus dotes culinários disseminar essa filosofia alimentar com receitas práticas e ingredientes acessíveis. Sendo assim, para realizar  a receita de kibe vegano, você vai precisar de: trigo para kibe, soja PTS miúda, farinha de trigo, farinha de mandioca, linhaça, hortelã, salsinha, cebola, alho, limão, pimenta síria ou cominho, canela, sal e óleo.

Para conferir a receita na prática basta acessar o link do vídeo no canal do Youtube de Flavio Giusti: https://www.youtube.com/watch?v=oZ-hPcPwGrQ. Lá você vai encontrar também uma variedade de receitas doces e salgadas para incrementar no seu cardápio e, assim, contribuir principalmente para a queda do elevado consumo de carne no mundo. Ademais, conhecendo essas receitas você vai conseguir compreender como essa filosofia é alvo de críticas desnecessárias e de como é possível aderir essa dieta de forma saudável.

Saiba ainda que a soja é um alimento vegetal de alto valor proteico, estando atrelada a diversos benefícios ao nosso organismo. O criador do VegetariRango ressalta que trata-se de um grão que, quando consumido, propicia a redução dos níveis de colesterol ruim, auxilia na manutenção da saúde óssea e ainda melhora o funcionamento intestinal, por possuir fibras em sua composição. 

Dessa forma, se deseja conhecer mais da culinária vegana, acompanhe Flavio Giusti no Instagram (@vegetarirango) e fique por dentro das suas novas criações. Além disso, é pertinente sabermos que o ex-MasterChef é um renomado idealizador de cursos sobre culinária voltados para a produção de queijos veganos, opções saborosas para compor sua dieta. Assim, para ter acesso a esse conhecimento, faça parte do seu grupo com mais de 7 mil alunos e realize uma correta e balanceada transição alimentar.

Ultimas Notícias

Veja também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here