Gazeta de Campinas NotíciasGazeta de Campinas Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Reading: Regulamentação da prova em processo penal 
Share
Font ResizerAa
Gazeta de Campinas NotíciasGazeta de Campinas Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Campinas
  • Economia
  • Politica
  • Sobre Nós
Gazeta de Campinas Notícias > Blog > Noticias > Regulamentação da prova em processo penal 
Francisco de Assis e Silva JBS
Noticias

Regulamentação da prova em processo penal 

Mia Wilson
Mia Wilson janeiro 18, 2023 4 Min Read
Share
Francisco de Assis e Silva JBS
SHARE

Uma parte importante de todo processo judicial são as provas. O doutor Francisco de Assis e Silva JBS acredita que as provas são essenciais nos processos penais, pois elas podem estabelecer a veracidade dos fatos e indicar o caminho de apuração dos fatos diante do processo de julgamento. Se você tem dúvidas e mais curiosidades sobre a regulamentação das provas diante de processos penais, confira este artigo!

O que configura como prova?

Para tirar as dúvidas em relação ao que configura como prova, elas são tudo que podem confirmar ou negar o que é dito pelas partes envolvidas no processo. Por isso, são decisivas para o andamento dos processos penais dentro do que é normatizado pela justiça no Brasil. Além disso, de acordo com o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, as provas podem ser objetos ou depoimento de pessoas.

A importância das provas no processo penal

De acordo com o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, além de as provas serem importantes para guiar o caminho dos fatos para a pessoa que irá assumir o papel de julgador, são elas que darão a certeza de que os fatos ocorreram como o que foi descrito. Com as provas em processos penais, os julgamentos são mais assertivos e devem levar ao convencimento sobre a verdade.

Quando as provas devem ser manifestadas?

Usualmente, tudo que será usado como prova e que está dentro dos regulamentos é apresentado durante o que é conhecido como fase judicial. Ou seja, assim que uma denúncia é manifestada. Isso se dá pelo fato de que nesse período a outra parte pode manifestar-se sobre a prova para se defender. O doutor Francisco de Assis e Silva JBS acredita que essa é uma das partes mais importantes dos processos penais.

Os princípios para configurar uma prova

Por ser um elemento jurídico que pode mudar a visão do julgador sobre os fatos ao ser capaz de configurar o que é verídico ou não, existem muitos princípios que baseiam o que pode ser considerado como prova. Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, é imprescindível entender esses princípios que regulamentam e disciplinam o uso das provas em processos penais. Veja alguns deles:

  • Princípio da liberdade de provas: O Código de Processo Penal do Brasil em vigor adota esse princípio de que a pessoa que irá produzir as provas não precisa se basear no que é previsto pela lei. Tendo assim, a liberdade de apresentar qualquer meio de prova. De acordo com o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, podem ser apresentadas quaisquer provas desde que elas não firam os direitos da outra parte.
  • Princípio da imediação: Esse princípio trata da possibilidade de se ouvir as provas orais no decorrer da audiência. Essa coleta de provas orais deve ser feita ao ouvir as testemunhas através de interrogatório. Nesse caso, os advogados não devem realizar os questionamentos de forma direta e é o juiz quem dita o que pode ser admitido ou não, dentro do que é estabelecido pela lei.

Uma pessoa pode manter o silêncio durante processos penais?

O doutor Francisco de Assis e Silva JBS explica que um dos princípios mais importantes é o da não autoincriminação. Segundo esse princípio, que também é conhecido como princípio do Nemo Tenetur Se Detegere, um indivíduo pode manter-se em silêncio para que não produza provas contra si mesmo. Todos esses princípios que regulamentam as provas em processos penais devem ser conhecidos por todos para a manutenção da justiça.

TAGGED:AdvocaciaAdvogado Francisco de Assis e Silva JBSDireitodoutor em Direito Francisco de Assis e Silva JBSEmpresário Francisco de Assis e Silva JBSFrancisco de Assis e SilvaFrancisco de Assis e Silva JBSMundo do direitoprocesso penalRegulamentação
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generative Engine Optimization
Com GEO, Saftec Digital quer moldar como a inteligência artificial apresenta informações
Noticias
A relação entre crianças e animais, segundo Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, constrói empatia e respeito.
A relação das crianças com os animais e a construção da empatia
Noticias
Justiça determina manutenção da frota mínima de ônibus em Campinas para garantir mobilidade durante paralisações
Campinas
Crescimento acelerado do mercado imobiliário na região de Campinas impulsiona investimentos e demanda por imóveis
Economia
Investigação em Campinas apura suspeitas de vereadores envolvidos em liberação irregular de construções em áreas protegidas
Politica
Projeto de estacionamento gratuito em hospitais de Campinas avança para garantir mais conforto e acessibilidade
Noticias
Ricardo Chimirri Candia apresenta práticas de economia circular na construção civil, promovendo sustentabilidade através do reaproveitamento inteligente de materiais.
A economia circular na construção civil: soluções sustentáveis com reaproveitamento de recursos
Noticias
Lawrence Aseba Tipo explica as possíveis causas da hematúria, esclarecendo o que a urina com sangue pode indicar.
Sangue na urina: o que pode significar? Saiba mais sobre a hematúria, com Lawrence Aseba Tipo
Noticias

Categorias

  • Campinas
  • Economia
  • Noticias
  • Politica
Reading: Regulamentação da prova em processo penal 
Share
Gazeta de Campinas Notícias

© 2025 Gazeta Campinas – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Register Lost your password?