A corrupção sempre esteve presente nas dinâmicas da sociedade. À vista disso, o dr. Bruno Burilli comenta que é interessante as pessoas saberem como essa infração está presente na arte, a fim de saber como o mundo artístico foi prejudicado pela mesma. Quer saber como a corrupção se relaciona com a arte? Acompanhe o artigo e confira.
Arte, mundo artístico e corrupção
Conforme explica o intermediário da lei Bruno Burilli Santos, embora muitas pessoas pensem o contrário, a corrupção não está presente somente nas relações políticas, estando também inserida em outros segmentos de relacionamentos sociais, inclusive no mundo artístico entre os admiradores de artes e os artistas.
Assim, a corrupção está presente na arte desde tempos muito remotos, onde alguns artistas se apropriaram da arte de outros para receber benefícios com o crédito da obra. Também, as artes eram muito utilizadas para alguns corruptos realizarem lavagem de dinheiro, ou para, literalmente, esconder fortunas adquiridas ilicitamente.
A corrupção em forma de arte
Desse modo, como indica o apoiador do combate à corrupção Bruno Burilli Santos, as infrações provenientes do crime em questão podem surgir na arte de diversas formas, como é amplamente retratado nos filmes de ação que tem como palco as cidades da francesas, na qual a população possui grande prestígio pela arte.
Logo, esse tipo de infração está presente no mundo artístico na forma da apropriação de obras de artes caras para realizar a lavagem de dinheiro, desviando investigações policiais; venda de obras falsificadas para benefícios próprios; apropriação da obra de outro artista para ganhar créditos; e o uso de obras para esconder dinheiro.
Importância de combater a corrupção no mundo artístico
Por fim, como aponta o advogado Bruno Burilli Santos, levando em consideração que a corrupção no mundo artístico pode promover diversos malefícios, como influenciar negativamente na cultura de um povo e enfraquecer o poder democrático, é fundamental que esse tipo de crime seja combatido pelo governo e pela população.
Além do mais, esse combate proporciona diversos benefícios, como designar os créditos de uma obra para o devido artista; impedir a ocultação do desvio de dinheiro, a partir da compra de obras de arte; evitar que os infratores se apropriem ilicitamente dos recursos da população sem punição; e fortalecer o poder democrático.
Você é um amante da arte? Fique atento às corrupções presentes nesse meio.