21.9 C
Campinas
terça-feira, fevereiro 27, 2024
HomeEconomiaPROFESSORES DA PUC-CAMPINAS LANÇAM LIVRO QUE TRAZ IMPACTO DO CARNAVAL NA ECONOMIA,...

PROFESSORES DA PUC-CAMPINAS LANÇAM LIVRO QUE TRAZ IMPACTO DO CARNAVAL NA ECONOMIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADE

O Carnaval, uma das festas mais populares do país, reúne milhões de brasileiros e turistas todos os anos. A celebração acontece por meio de desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, matinês para a criançada e bailes noturnos. Durante dias, os foliões dançam, usam fantasias, criam coreografias e manifestações artísticas. Toda essa pluralidade cultural e os impactos que o Carnaval traz são temas explorados na publicação “Carnaval… Carnavais: Múltiplos Olhares Sobre o Fenômeno”, lançado por um grupo de professores e já disponível para download.

O livro tem como organizadores a Profa. Dra. Roberta Gaio e Denis Terezani, além de contar com professores da Escola de Economia e Negócios da Universidade, autores de capítulos do livro: Prof. Celso Pedroso, Prof. Cândido Ferreira da Silva Filho e Prof. Roberto Brito de Carvalho, diretor da Faculdade de Economia.

“O livro aborda o efeito multiplicador dos investimentos públicos e aqueles gerados pela iniciativa das organizações e patrocínios. Há uma série de dados que mostram as múltiplas possibilidades e o impacto socioeconômico que o Carnaval acaba trazendo: geração de renda, e inúmeras dinâmicas sociais que geram riqueza para a sociedade em muitos aspectos, não só no financeiro”, comenta o professor Roberto Brito de Carvalho.

A publicação traz também a questão do desenvolvimento sustentável nas escolas de samba e na organização do Carnaval. Temas como o trabalho realizado com grupos vulneráveis também são contemplados na obra.

O lançamento contará com uma roda de conversa, que permitirá transitar pela história do Carnaval, as diferentes manifestações no Brasil e no mundo, as experiências e vivências de componentes das escolas de samba, as perspectivas de gestão e impactos econômicos, além de uma visão contemporânea sobre sustentabilidade na criação e construção de um desfile de Escola de Samba.

Ultimas Notícias

Veja também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here