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terça-feira, fevereiro 27, 2024
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Consumo de açaí auxilia no controle do colesterol

Apesar de ser um alimento calórico, o fruto brasileiro é fonte de antioxidantes e fibras.

De origem amazônica, o açaí é rico em nutrientes que podem trazer benefícios para a saúde do organismo. Quando esse fruto é consumido da forma mais natural possível, essas vantagens ganham ainda mais força.

No mercado, existem opções do fruto com zero adição de açúcar como, por exemplo, o Polpanorte Açaí Zero, que é um lançamento do Grupo Zeppone. Assim como todo alimento que não é adoçado, este produto pode ser um aliado para a perda de peso, para a saúde da pele e para a melhora na qualidade do sono.

Além de ser fonte de vitaminas C, B1, B2, fósforo, ferro e cálcio, o açaí possui propriedades antioxidantes, principalmente, em razão dos altos níveis de vitamina E, K, polifenóis e flavonoides.

“Tudo isso contribui para regular o nível de colesterol, principalmente pela alta concentração de antocianinas e gorduras monoinsaturadas. Também ajuda na função cardioprotetora e apresenta ótimos níveis de fibras, que auxiliam na saúde gastrointestinal”, afirma a nutricionista Vivian Peixoto.

Muitas pessoas evitam o açaí por ele ser considerado um alimento calórico. No entanto, Vivian explica que o fruto pode ser consumido regularmente, mas, como qualquer outro, requer moderação. Outro aspecto que deve ser levado em consideração são os acompanhamentos.

“O açaí por si só não vai representar uma quantidade expressiva de calorias, mas os acompanhamentos, como leite em pó, leite condensado, mel, granola e outras frutas, sim. São alimentos que aumentam essa quantidade de forma exorbitante, superando até uma refeição completa”, alerta.

De acordo com a especialista, consideradas as proporções, o açaí pode ser incluído na dieta diária. “O açaí pode ser consumido por qualquer indivíduo, seja ele esportista ou não, jovem ou idoso. O mais importante é ter atenção às quantidades e o melhor momento para o seu consumo, tendo em vista a dieta e o objetivo de cada um. Pode ser um bom pré ou pós treino, para ser consumido no dia a dia, ou então substituir um lanche da tarde. Tudo é válido, desde que esteja calculado na dieta e se enquadre nos objetivos”, conclui.

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