Objetivo é reduzir a demanda de hospitais e unidades de pronto atendimento da cidade, que tem crescido diante da epidemia.
Campinas (SP) abre 15 Centros de Saúde (CSs) neste sábado (18), das 7h às 13h, para atender, principalmente, pacientes com sintomas de dengue e aplicar as vacinas contra a doença e a gripe.
“O imunizante contra a dengue é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, enquanto a dose contra a gripe é para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade”, explicou o município.
As unidades básicas que funcionam neste sábado são:
Aeroporto
Aurélia
Capivari
DIC 1
Fernanda
Florence
Ipê
São Domingos
São Quirino
Santa Lúcia
Santo Antônio
União de Bairros
Valença
Vila Rica
Vista Alegre
Segundo a Secretaria de Saúde, objetivo é reforçar a assistência à população diante do contexto de epidemia e, com isso, reduzir a demanda por atendimentos nos hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.
Quem deve procurar o posto de saúde?
A secretaria orienta que, em caso de febre, a pessoa deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. “A Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação”.
Sinais de agravamento
Quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada, deve ficar atento aos sinais de alerta, como:
Sinais de tontura;
Dor abdominal muito forte;
Vômitos repetidos;
Suor frio;
Sangramentos;
Nesses casos, o morador deve procurar, quanto antes, atendimento em pronto-socorro ou em UPA e intensificar as medidas de hidratação.
“A gravidade por dengue, ela se dá, principalmente, na fase que a gente considera crítica, quando a pessoa deixa de ter febre. Diferente de outras viroses, que quando melhora a febre, a gente vê que está tendo resolução, na dengue isso não acontece”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben.